//rmiranda added

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Alice in Chains - Black Gives Way To Blue (2009)

Black Gives Way To Blue, é o ultimo trabalho de originais de Alice in Chains desde do homónimo de 1995, é também o primeiro gravado sem o icónico vocalista Layne Staley. A critica estava pouco receptiva acerca deste álbum devido à suposição de que com William DuVall na voz, Alice in Chains não seriam mais do que uma banda de "Greatest Hits", mas a banda de Seattle parece ter respondido com uma "bofetada na cara" dos criticos mostrando um álbum poderoso com um dos melhores trabalhos de guitarra no geral de Jerry Cantrell com "riffs" fortes sonantes, pondo um pouco mais de Hard no Hard-Rock característico de Alice in Chains chegando muitas vezes a roçar um Stoner-Rock mais psicadélico como pode ser evidenciado na introdução do primeiro single de radio Check My Brain que, em nota pessoal, quando ouvi na radio fiquei na duvida se esta era uma musica dos álbuns antigos de Alice in Chains que ainda não tinha ouvido. Ao longo das faixas é de notar uma sonoridade mais pesada, mas também tem algumas faixas mais calmas e acústicas, fazendo lembrar o celebre Unplugged de 96. Em resumo temos um álbum muito bem trabalhado, equilibrado e com potencial para um futuro próximo, o que é raro num álbum de retorno.

1 - All Secrets Know
2 - Check My Brain
3 - Last Of My Kind
4 - Your Decision
5 - A Looking In View
6 - When The Sun Rose Again
7 - Acid Bubble
8 - Lesson Learned
9 - Take Her Out
10 - Private Hell
11 - Black Gives Way To Blue

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Pearl Jam - Backspacer (2009)

Já se encontra nas lojas o décimo trabalho de originais de Pearl Jam, com este lançamento a banda de Seattle parece ter regressado a um rock mais eléctrico e juvenil, mas sem isso perder a qualidade a que Eddie Vender e companhia nos têm habituado, mas nem todo o álbum é rodado a altos "bpm's", também temos faixas mais acústicas como Just Breathe e The End que bem podiam ter sido retiradas do álbum a solo de Vender. Num todo Backsapcer aparenta ser um pouco mais revivalista comparativamente à actualidade musical, deixo-vos o alinhamento do álbum:

1 - Gonna See My Friend
2 - Got Some
3 - The Fixer
4 - Johnny Guitar
5 - Just Breathe
6 - Amongst The Waves
7 - Unthought Known
8 - Supersonic
9 - Speed of Sound
10 - Force of Nature
11 - The End

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Jimmy Page, The Edge e Jack White juntos

Foi um dos mais recentes sucessos no Festival de Cinema de Toronto, It MightGet Loud é um documentário realizado por Davis Guggenheim (Uma Verdade Inconveniente), e protagonizado por Jimmy Page (Led Zepplin), The Edge (U2), e Jack White (The White Stripes), o tema forte do documentário é a guitarra e centra-se na troca de ideias e experiências entre os três guitarristas e claro com muito "jam" à mistura. Acerca da experiência White diz: "É quase como ter três carpinteiros a falar sobre uma máquina de corte" e acrescenta: "É excelente usar um engenho mecânico para aprender tudo sobre outras ideias que o envolvem". É muito pouco provável que um documentário como este chega às salas de cinema portuguesas mas deverá estar para breve o seu lançamento online, até lá aqui fica o trailer.